sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fellini - Amor Louco
***A Quietude é Quase um Sonho***



Fiquei anos da minha vida à procura de um amor louco. Ouvia muito falar do dito cujo, mas não sabia bem o que era. Diziam que era maravilhoso, que depois dele eu nunca mais seria o mesmo. E eu até acreditava que fosse mesmo verdade, dadas tantas informações que me passavam acerca do assunto.

Fato é que enfim consegui encontrá-lo. Depois de uma busca incessante, pelas mãos de Jair Marcos, guitarrista da banda paulistana Fellini, adquiri meu exemplar do álbum Amor Louco, lançado pela banda em 1989. Mal sabia o "mal" que me faria.

O Fellini é uma das bandas mais inventivas do cenário musical brasileiro. Sua pequena obra, infelizmente não conhecida por muitos, influenciou diversas bandas e músicos dos anos 80 e 90, tanto pela sonoridade que mescla elementos de rock com samba, pós-punk e new wave, quanto pela forma independente como administravam sua carreira. As gravações feitas em 4 canais não ofuscavam o brilho das canções. Amor Louco foi produzido em melhores condições, gravado em 16 canais.

Mas voltemos ao foco. Árdua batalha vencida, o disco estava em minhas mãos. E Chico Buarque Song me fazia a cabeça, me deixava feliz. Eu amo Chico Buarque. Ela acha que ele é um ótimo poeta, mas canta mal pacas. Tudo bem, tudo certo. Mesmo que eu achasse que ele canta mal, talvez ainda assim gostasse. Algumas vezes a voz sobrepõe às palavras, outras, o contrário.

O clima do disco é acústico, clima de lual em volta da fogueira, com arranjos muitas vezes psicoacústicos e letras meticulosamente escritas em sua maioria por Cadão Volpato e Thomas Pappon. Aliás, o Fellini se desdobrou em muitos outros projetos musicais, também não tão conhecidos como deveriam: The Gilbertos, Funziona Senza Vapore, Cadão Volpato, 3 Hombres, todos de imensa poesia um tanto surrealista e hermeticamente pop. Chico Science, expoente-mor da música brasileira dos anos 90, era admirador do Fellini e gravou com a Nação Zumbi a música Criança de Domingo, do projeto Funziona Senza Vapore, no disco Afrociberdelia.

Na realidade, muito mais do que qualquer artista, o que mais me influenciou a procurar conhecer o Fellini foi a coluna 02 Neurônio da folha de São Paulo. As meninas da coluna viviam escrevendo que as mulheres sonhavam em encontrar um pretê (pretendente) que baixasse a tampa do vaso sanitário, que abrisse a porta do carro e que gostasse da banda Fellini.

Aí pensei: Baixar a tampa do vaso eu já baixo, carro ainda não tenho, então vou conhecer o Fellini porque aí minhas chances de conhecer alguém legal irão aumentar. Grandes ilusões.

Desta vez não quero falar sobre as músicas, mas conhecer o Fellini fez a diferença. Por causa do Fellini conheci um monte de outras bandas, descobri o diretor de cinema de onde a banda tirou o nome e conheci um monte de outras pessoas. Prefiro que cada um procure o seu Amor Louco. Assim como na vida, o Amor Louco é raríssimo, então caso você o encontre, agarre com todas as forças. Este Amor Louco que nos faz cantar desafinado, aprender a tocar violão, dormir fora de casa, este é quase impossível de se encontrar.

Existem 2 Amores Loucos. O primeiro é o do disco do Fellini, o outro é aquele que encontramos na obra de Carlos Drummond Andrade. Foi difícil, mas já encontrei os dois.

“Cidade perdida
Joga as cascas pra lá
Só eu e Você e o amor louco

Cidade proibida
Fácil vem, fácil vai
Só eu e Você e o amor louco.”



Conheça mais sobre a banda:
http://www.myspace.com/fellinivive


Comunidade no Orkut com Participação
dos Integrantes da Banda: Entre Aqui



8 comentários:

  1. Sei que vc nao gosta que eu fale palavrao: Mais que puta texto lindo do caralho !!!!!

    Te amo !!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Finalmente estou deixando um comentario, é que só agora senti que conseguiria escrever algo, mas o mérito é todo seu...acho q vc conseguiu sair da linguagem tecnica das revistas de musica para escrever de uma outra maneira que não deixa de ser sobre musica, mas tem mais de vc no texto. Acho q deixar de lado a analise musica a musica e escrever o que te levou a ouvir ou algo q tenha acontecido num momento significativo em sincronia com a musica ou cd, é mais interessante, o texto fica mais bonito e aguça muito mais outras pessoas a ouvir...
    Bom, o q kero dizer é q esse texto ficou muito bom mesmo, meus olhos se encheram de lagrimas(e olha q nunca ouvi fellini).

    Parabéns!!!!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é tão surpreendente quanto aquele que o escreveu! Gostei do início ao fim ... pena que tem um fim.rs
    Espero que volte a se deixar levar pela emoção,já que técnica indiscutívelmente não lhe falta.

    ResponderExcluir
  4. Opinião musical confiável! rs
    Certamente irei ouvir.

    Belo texto!!!
    Tem approach

    ResponderExcluir
  5. Meu lindo leitor assiduo !!!!Rsrs

    Te amo !!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. puta merda! fiquei com lágrimas nos olhos. Sério!!

    ResponderExcluir
  7. faço parte da comuna, nem sei se vc foi la em agosto, gostaria de tê-lo conhecido!!!adorei o texto, este Amor Louco tbm tem muita importância na minha vida e eu tive um assim!!!e com ele aprendi a amar Fellini!!!
    lindo!!
    Parabens!
    bju

    ResponderExcluir
  8. Li esse post anônimo e pensei : quem é essa ????
    Ai lembrei que fui que postei !!Rsrsrsrsrsrsrs

    Agora sim ...de novo: Te Amo !!

    Rsrsrsrs

    Bjos

    ResponderExcluir

Diga o que achou: